sábado, 12 de março de 2011

Volta às aulas 2011 já começou!

Um ano de muito aprendizado, imaginação e criatividade terminou, e agora se abrem as portas para um novo ano.
Depois de aproveitar as festas, um novo ano começa e no restinho das férias os preparativos para a volta às aulas começam a se intensificar. Este novo ano letivo promete estar repleto de atividades lúdicas e educativas.
Enfeitei a sala de aula com os personagens da historia do Menino do Dedo Verde para trabalhar no projeto Qualidade de Vida.
O Menino do Dedo Verde´, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas. Esta historia trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.Logo estarei postando todas as atividades relacionadas com a historia.








Trabalhei o texto Uma estrela especial no primeiro dia de aula.Em casa, fiz uma estrela com E.V.A e escrevi o nome de cada aluno.Levei o texto digitado e xerocado, fizemos a leitura, comentamos sobre as diferenças e então entreguei as estrelinhas com os nomes dos alunos. Mas entreguei os nomes para as crianças trocadas. Eu perguntava qual é seu nome e entregava um nome diferente... Eles começaram a questionar, aquela não era a sua estrela, seu nome não era aquele. Então, falei sobre as diferenças que existem entre as pessoas, mesmo que elas sejam tão parecidas. Cada um pode apresentar da forma que for mais conveniente. Ah, também usei essa aula para montar, com a turma, os direitos e deveres de cada um na sala de aula e também em toda a escola. Antes de escrever no papel pardo, li cada uma e perguntei se concordavam e se comprometiam em colocá-las em pratica. Assim como eles tiveram deveres eu também anotei o que eu não podia fazer durante as aulas: falar ao celular, comer biscoitos ou chicletes e nem realizar outras atividades. O resultado foi bem positivo. A seguir, o texto citado acima.
Photobucket
Uma estrela especial (Margarete Almeida)

Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!


Reflexão oral
1-Qual é o assunto principal do texto? 2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase? 3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção? 4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada? 5-Onde está sua estrela neste momento?







OS ANIMAIS NA CLASSE


Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental

As crianças sentam-se em círculo na sala.
Cada uma tem que escolher um nome de um animal.
O professor narra uma história, que com freqüência apareça o nome desses animais.
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

antes = 'você já visitou esse blog'; depois ='vezes, espero que tenha gostado!'; online
Glitter Text @ Glitterfy.com Recados para Orkut
RecadosAnimados.com - Recados para Comentários Recados para Orkut
RecadosAnimados.com - Recados para Comentários