sábado, 28 de fevereiro de 2009

Hora da história

Objetivo
Desenvolver a atenção, concentração, raciocínio, memória e o espiríto lúdico.Dar noções de tamanho. Estarão também subjacentes as noções de amizade, solidariedade, espírito de inter-ajuda e partilha.


  • Contar história dos três porquinhos a nova versão.
  • Trabalhar a escrita junto com os alunos o nome da história e após desenhar a história.
  • Fazer a dobradura do porquinho
  • Cantar a música dos três porquinhos
  • Deixar o aluno brincar com o seu fantoche

Música

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau.

Eu sou o lobo mau, lobo mau.

Eu pego as criancinhas pra fazer mingau.

Hoje estou contente, vai haver festança, vou comer porquinhos e encher a minha pança!

Situação problema .

Em que os alunos tentarão resolver o problema do lobo;

' O lobo entrou pela chaminé´mas o caldeirão do porquinho estava sem água. O que ele deve fazer para espantar o lobo.

Dobradura do porquinho


Fantoche do porquinho


Combinando regras de convivência

Vamos pescar.
Os alunos formaram um círculo, um de cada vez pesca um peixinho e comentáremos as regrinhas da sala . As regrinhas estão peixinho.

Primeiros dias de aula.

Planejamento.
Objetivos: - responder quando chamado pelo próprio nome ou apelido; - apresentar-se dizendo seu próprio nome ou apelido; - reconhecer os colegas da turma ; - chamar os colegas pelos próprios nomes; - reconhecer a professora ; - dirigir-se ao professor sempre que sentir necessidade; - enumerar suas próprias características físicas ; - experimentar atividades que lhe são oferecidas ; - nomear atividades de sua preferência ; - escolher colegas para brincar ; - participar de brincadeiras escolhidas por outros colegas ou dirigidas pelo professor ; - adotar hábitos higiênicos ; - adotar hábitos de segurança, em relação a si próprio e a seus amigos. Ex.:quando sobe e desce escada, quando brinca no recreio e na sala - seguir ordens simples de execução imediata ; - nomear diferentes partes do corpo; - mostrar que conhece algumas funções do corpo; - identificar pessoas que trabalham na escola ; - reconhecer e utilizar adequadamente: dependências da escola, refeitório, banheiro etc.


Desenvovimento.

próprios alunos, levando-os a se interessarem e a conhecerem seu próprio corpo {meninos, meninas, diferenças de tamanho, olhos, cabelo etc.) o que podemos fazer com: as mãos, os pés, a boca cuidados que devemos ter com: os olhos, o nariz, os ouvidos, os dentes etc. cuidados que devemos ter com as coisas que nos cercam pessoas que cuidam de nós, da nossa saúde (médico, dentista, enfermeira etc) por que tomar vacina? por que algumas pessoas usam óculos? o que podemos usar nas mãos, nos pés etc. as pessoas crescem (mostrar algumas fotografias de uma criança em diversas fases do seu desenvolvimento) comparar: o que fazemos em casa? e na escola? quem limpa a casa? e a escola? quem cuida da gente em casa? e na escola? quem faz a comida em casa? e na escola? como podemos ajudar em casa? e na escola? por que o bebê não vem para a escola?


HISTORIA



O menino pelado.
Era uma vez um menino que não tinha nenhum fio de cabelo. Quando ele aparecia os outros meninos gritavam: - Olha o menino pelado! Ele ficava um pouco triste, mas não dizia nada. Um dia ele acordou e teve uma surpresa. Imagine que alguém havia escrito no muro de sua casa: Aqui mora um menino pelado. E o menino pelado ficou tão triste que nem quis sair para brincar com seus amiguinhos. A mãe do menino pelado falou: - Meu filho, as pessoas são diferentes. Não pode ser tudo igual. Há pretos, brancos, índios, cabeludos, carecas iguais a você... Mas o menino estava muito aborrecido. De repente ouviu um barulho: ZIMMMM! Correu até a janela e viu uma bola enorme chegando, chegando e parando no seu quintal. O menino, que era muito curioso, pulou a janela e chegou pertinho da bola. Aí uma parede da bola abriu e apareceu uma escada. O menino subiu a escada, entrou na bola e... PLAOUE! a porta fechou sozinha e a bola: ZIMMMMM! saiu voando, subindo. O menino pelado ficou com muito medo, mas era tudo tão bonito no céu. As estrelas brilhavam, brilhavam. Ele viu uma bola branca bem pertinho e pensou: - Deve ser a Lua! Puxa, estou pertinho dela! A Terra estava longe, longe e a sua casa também. De repente apareceu um planetão. Uma bola enorme com anéis em volta e foi ali que a bola pousou. A porta da bola se abriu, e ele ouviu uma banda tocando. O menino foi até a porta e viu uma porção de meninos acenando bandeirinhas para ele. Toda aquela meninada era pelada igual a ele. - Boa tarde, menino pelado da Terra! Trouxemos você aqui para conhecer nosso planeta. O menino passeou por todo o planeta e achou esquisito porque lá eram todos iguais. Todos pelados. - O planeta de vocês é muito bonito mas acho tudo muito igual. Onde estão os outros? - Que outros? - Os meninos pretos, cabeludos... Os outros moram separados. Você reparou que nosso planeta tem vários anéis? No anel nº1 moram os pelados, no anel nº2, os brancos, no anel nº3 os pretos... - Ora, mas por quê? - Porque sempre foi assim. - Que coisa mais boba - falou o menino pelado. A bola parou no quintal da casa do menino. - Vamos organizar uma bonita festa e convidar os meninos dos outros anéis para eu mostrar a vocês como brincamos todos juntos na Terra. A festa foi preparada, os convites foram distribuídos e na hora os, convidados começaram a chegar. No início estavam um pouco desconfiados, mas logo o menino pelado começou a ensinar as brincadeiras da Terra: jogaram bola, soltaram pipa, pularam amarelinha, brincaram de esconde-esconde e todos os meninos brincaram juntos e no rosto de cada um havia um sorriso grande de felicidade. Mas o menino pelado começou a sentir saudade. Falou para os seus novos amiguinhos que queria voltar para casa. Eles foram buscar a bola transparente. O menino subiu na bola e se despediu: - Adeus, brinquem sempre juntos. Voltarei sempre que puder! E a bola ZIMMMM! levantou vôo e voltou para a Terra. A bola parou no quintal da casa do menino. Ele entrou devagarzinho pela janela. Todos estavam dormindo. No outro dia ele acordou cedo e foi para a rua brincar com seus amigos. Ele não se aborrecia mais de ser pelado. Ele sabia que era melhor assim que todos fossem diferentes, mas amigos: - pretos, brancos, amarelos, cabeludos e peladinhos.


Para contar a hitória usar os dedoches os alunos adoram.
antes = 'você já visitou esse blog'; depois ='vezes, espero que tenha gostado!'; online
Glitter Text @ Glitterfy.com Recados para Orkut
RecadosAnimados.com - Recados para Comentários Recados para Orkut
RecadosAnimados.com - Recados para Comentários