Volta às aulas 2011 já começou!
Depois de aproveitar as festas, um novo ano começa e no restinho das férias os preparativos para a volta às aulas começam a se intensificar. Este novo ano letivo promete estar repleto de atividades lúdicas e educativas.
Enfeitei a sala de aula com os personagens da historia do Menino do Dedo Verde para trabalhar no projeto Qualidade de Vida.
O Menino do Dedo Verde´, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas. Esta historia trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.Logo estarei postando todas as atividades relacionadas com a historia.
Uma estrela especial (Margarete Almeida)
Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!
Reflexão oral
1-Qual é o assunto principal do texto? 2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase? 3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção? 4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada? 5-Onde está sua estrela neste momento?
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental
As crianças sentam-se em círculo na sala.
Cada uma tem que escolher um nome de um animal.
O professor narra uma história, que com freqüência apareça o nome desses animais.
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.