Projetos (03)Diversas formas de linguagem. Fauna e Flora Local. Amigos da Água
1- Tema
As diversas formas de linguagem
No dia a dia de nossos alunos(as), eles fazem uso das mais diversas formas de se comunicar entre si, são adquiridas através do que eles lêem, assistem ,aprendem na rua, em casa na escola e afins.
Fazer com que os alunos explorem, para despertar o gosto pela leitura para que tenhamos indivíduos aptos a interpretar e compreender o que estas manifestações que se apresentam através dos versos do poeta, da melodia do compositor.
OBJETIVO
-Oportunizar momentos lúdicos aos alunos tendo em vista exercícios de imaginação,de fantasias e de criatividade e ao mesmo tempo mostrar a vida de uma forma mais p0ética, com maior liberdade para construir seu conhecimento.
- Conhecer a vida do autor Vinicius de Morais, e suas poesias.
CONCEITOS
Linguagem; Textualidade, Oralidade ,Dialogia e Lúdico
ATIVIDADE MOTIVADORA
Trazer aos alunos um filme estrelado por Charles Chaplin para que eles possam entender que o ser humano possui varias formas de se comunicar.
SOCIALIZAÇÃO
Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, para todos os demais alunos e os pais num belo jantar.
TURMAS 01,02,03
A casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número zero.
Orientações Didáticas·
-Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios.·
-Ouvir a música A casa (Toquinho e Vinicius de Moraes).·
- Valorizar a linguagem oral, explorando a inteligência lingüística.
- Realizar a interpretação individual e coletiva.
- Realizar reconto.·
- Realizar leitura plástica do texto.·
- Trabalhar valores que envolvam a família e o aconchego do lar.
- Construir casas com sucata (palito de picolé) e utilizar recursos de artes plásticas (tintas, papel picado, papel colorido).
- Dramatizar com os alunos.
O Pingüim
Bom-dia, pingüim,
Onde vai assim,
Com ar apressado?
Eu não sou malvado
Não fique assustado
Com medo de mim
Eu só gostaria
De dar um tapinha
No seu chapéu-jaca
Ou bem de levinho
Puxar o rabinho da sua casaca.
Orientações Didáticas.
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre os animais.·
-Estudar os hábitats do pingüim (condições climáticas).
- Realizar leitura plástica.·
-Fazer dobraduras.·
-Construir cartazes com o texto e ilustrar com os alunos.
- Dramatizar o texto junto com as crianças.·
-Trabalhar a inteligência naturalista ao explorar o hábitat do pingüim.
O Pato
Lá vem o patoPato aqui, pato acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.
Orientações Didáticas.
-Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios.·
- Ler o conto explorando e valorizando a linguagem oral.·
-Após a leitura, instigar as crianças a cantarem, já que a música tornou-se um dos clássicos de autoria de Toquinho, Vinicius de Moraes e Paulo Soledade em interpretação de MPB-4, viabilizando o uso da inteligência sonora ou musical.
- Observar os animais que aparecem no conto, viabilizando o trabalho na área de Ciências Naturais.
- Questionar o que mais chamou a atenção no conto.
- Socializar com o grupo.
-Desenhar os animais presentes no conto.
- Fazer dobraduras junto com as crianças para ilustração do cartaz
Turmas 04,05,06
Orientações Didáticas
· Passar a conhecer a vida do Autor Vinícius de Moraes.
· Preparar um ambiente adequado para que os alunos sintam-se a vontade para ler os textos poéticos.
· Construir um cantinho para fixar diversos tipos de poesias.
· Improvisar um mural, onde os alunos durante um mês colocam os versos que mais gostam.
· Apresentação da poesia em forma de desenhos e dobraduras
· Teatro lido, um aluno recita o poema e o outro interpreta através de gestos.
· Criar estrofes continuando o poema.
· Varal de poesias.
· Sarau dos poemas. Apresentar declamando poesias de Vinícius de Moraes e acompanhados por um fundo musical.
· Criar poesias e montar um livro.
A porta
VINICIUS DE MORAIS
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes
Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquato dure.
02- FAUNA E FLORA LOCAL
PASSARIM
Tom Jobin
Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro partiu mas não pegou
Passarinho me conta então me diz
Porque que eu também não fui feliz
Me diz o que eu faço da paixão
Que me devora o coração
Que me devora o coração
Que me maltrata o coração
Que me maltrata o coração
E o mato que é bom, o fogo queimou
Cadê o fogo, a água apagou
E cadê a água, o boi bebeu
Cadê o amor, o gato comeu
E a cinza espalhou
E a chuva carregou
Cadê meu amor que o vento levou (Passarim quis pousar, não deu, voou)
Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro feriu mas não matou
Passarinho me conta então me diz
Por que que eu também não fui feliz
Cadê meu amor minha canção
Que me alegrava o coração
Que me alegrava o coração
Que iluminava o coração
Que iluminava a escuridão
Cadê meu caminho a água levou
Cadê meu rastro, a chuva apagou
E a minha casa, o rio carregou
E o meu amor me abandonou
Voou, voou, voou Voou, voou, voou
E passou o tempo e o vento levou
Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro feriu mas não matou
Passarinho me conta então, me diz
Por que que eu também não fui feliz
Cadê meu amor minha canção
Que me alegrava o coração
Que me alegrava o coração
Que iluminava o coração
Que iluminava a escuridão
E a luz da manhã, o dia queimou
Cadê o dia, envelheceu
E a tarde caiu e o sol morreu
E de repente escureceu
E a lua então brilhou
Depois sumiu no breu
E ficou tão frio que amanheceu (Passarim quis pousar, não deu, voou)
Passarim quis pousar não deu Voou, voou, voou, voou, voou
PROBLEMATIZAÇÃO
Podemos observar nos dias atuais, que toda a atenção do nosso planeta está voltada, para a sua preservação. Porém, para que isto ocorra realmente faz-se necessário que haja uma grande mudança nas pessoas, no que se refere ao ato de relacionar-se com outros seres vivos que coexistem em nosso meio. Ações que promovam a paz, a solidariedade e a justiça, são necessárias para que possamos preservar nosso meio ambiente viver harmonicamente com todas as formas de vida existentes e criadas pela mãe natureza.
Sendo assim, através de atividades lúdicas de pesquisa envolvendo nosso ecossistema, junto com nossos educandos pretendemos chegar ao resultado que solucione a seguinte questão: “Quais os impactos que a preservação da fauna e flora local possuem sobre a vida das pessoas em nossa comunidade?”.
OBJETIVOS
1. LINGUAGEM
Difundir em linguagem apropriada sobre a fauna e flora locais, de como ter a oportunidade de planejar e desenvolver um estudo sobre o estado de preservação de algumas áreas existentes nas regiões próximas à escola.
CONCEITOS:
1. INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Legislação Ambiental, Reprodução, Fauna e Flora;
2. LINGUAGEM: Textualidade, Oralidade, Dialogia e Lúdico;
ATIVIDADE MOTIVADORA
Para darmos início a nossa atividade de aprendizagem, estaremos levando os nossos educandos para um “pique-nique” a ser realizado na Cidade da Criança, para que os mesmos tenham um contato legal com a natureza, suas cores, sons e demais fatores que a tornam importante para a humanidade.
AÇÕES E OPERAÇÕES
TURMAS 01, 02 E 03
- Cantar a musica da sementinha da Cêlene e da Relalá;
- Falar da importância de se cuidar da natureza a questão do desmatamento e sua influência no meio ambiente. A extinção dos animais e plantas;
- Explicar o que é fauna e flora;
-Compreender a cadeia alimentar e refletir sobre as causas da extinção;
-Ler a parlenda Tico-Tico em cartaz;
-Falar sobre o Tico-Tico;
- Localização em mapa do nosso município, bem como a ferramenta da internet “Google Earth”, para que os alunos identifiquem onde estão os pontos de Fauna e Flora.
- Molhar a mão na tinta e formar a imagem da pombinha;
- Incentivar os alunos na produção de uma par lenda sobre a bombinha feita com a pintura das mãozinhas;
- Ainda para os alunos menores, atividades xerocadas como:
1. Siga o modelo e descubra onde estão escondidos os nomes dos animais;
2. Vamos conhecer alguns seres não vivos que são de extrema importância para o homem?;
- Ir ao laboratório de informática jogar o jogo da memória dos animais;
- Montar um registro do passeio através de relatos e desenhos;
- Colocar um bebedouro de beija-flor na janela da sala de aula;
- Conhecer animais da fauna local e diferentes mamíferos, répteis aves, anfíbios, carnívoros, onívoros e montar um livrinho;
-Fazer uma ave utilizando o rolinho de papel higiênico com o bico móvel;
-Cantar a musica do pintinho amarelinho;
- Ler a par lenda Gato na Pia;
-Fazer com a técnica da mãozinha um peixinho;
- Criar uma par lenda sobre o peixinho;
- Fazer um painel do nascimento em seqüência lógica para entender o que acontece dentro do ovo até o pintinho nascer;
- Agrupar as fichas de animais separar os bichos por semelhanças de cor, espécie e ambiente onde vivem;
- Apresentar alguns animais que botam ovos;
- Dividir a classe em grupos e distribuir as cartelas de ovos os alunos deverão preencher com animais que botão ovos;
- Fazer um sapinho com a técnica da mãozinha e anexar curiosidades sobre o mesmo;
- Formar palavras utilizando figuras de animais e letras no painel multi uso;
-Fazer a leitura da par lenda do Sapato no cartaz;
-Ilustrar a par lenda com a técnica das mãozinhas fazer um cartaz;
- Montar um viveiro em sala de aula para que os alunos possam acompanhar o desenvolvimento dos pintinhos de perto, durante os dias em que estão frequentando o projeto AMBIAL.
- Montar gráficos sobre a quantidade de pintinhos que sobreviveram;
- - Fazer um portfólio com registros e fotografias do passeio
TURMAS 04, 05, 06
- Apresentação em slides sobre a Mata Atlântica;
- Realizar a leitura do texto Fauna e Flora;
- Informar sobre a importância da fauna e flora local e os prejuízos causados ao meio ambiente;
- Ilustrar o texto Fauna e Flora;
- Pesquisar na internet as informações relacionadas ao tema;
- Produzir textos;
- Classificar os seres vivos da fauna e flora;
- Leitura da par lenda Sabia;
- Pesquisar fotografias e formar um painel de alguns animais que eles já teriam vistos no bairro ou na cidade;
- Fazer um inventário da flora e fauna ao redor da escola;
- Coletar diferentes espécies de vegetais para ser observada;
- Distribuir figuras dos animais pelo pátio da escola, dividir os alunos em pequenos grupos para cada grupo dar um cartão com algumas pistas sobre qual o animal (figuras) deverá ser encontrado na região local;
- Registrar em um cartaz coletivo, onde os alunos colariam as figuras dos animais em seus respectivos cartões;
-Fazer um levantamento de árvores nas ruas do bairro e montar um gráfico;
- Leitura do texto o Verde da Mata;
- Criar um texto usando o título o verde da mata;
- Fazer um portfólio com registros fotografias dos passeios;
Atividades do Projeto Fauna Local
Projeto Água
3-PROJETO ÁGUA
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
· Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
· Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
· Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
· Produção coletiva de pequenos textos.
· Escrita espontânea.
· Cruzadinhas, caça-palavras.
· Atividades com alfabeto móvel.
· Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
· Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
· Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
· Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
· Situações-problema envolvendo a água.
· Jogo com dado/trilha.
NATUREZA E SOCIEDADE
· Observação do ciclo da água.
· Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
· Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
· Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
· Experiência do pé de feijão.
· Vídeos que abordam o tema.
· Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
VISUAL
· Desenho livre e de observação.
· Recorte e colagem
· Dobraduras
· Releitura de obras de arte
· Modelagem com areia e argila
· Técnicas de pintura.
· Maquetes.
· Jogo da memória.
MÚSICA E MOVIMENTO
· Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
· Ginástica historiada (chuí, olha lá!).
· Circuito da água.
· Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
· Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
· Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
· Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
· Produção coletiva de pequenos textos.
· Escrita espontânea.
· Cruzadinhas, caça-palavras.
· Atividades com alfabeto móvel.
· Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
· Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
NATUREZA E SOCIEDADE
· Observação do ciclo da água.
· Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
· Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
· Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
· Vídeos que abordam o tema.
· Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
VISUAL
· Desenho livre e de observação.
· Recorte e colagem
· Dobraduras
· Técnicas de pintura.
· Jogo da memória.
MÚSICA E MOVIMENTO
· Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
· Ginástica historiada (chuí, olha lá!).
· Circuito da água.
· Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
Dramatização do ciclo da água
PERSONAGENS:
Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS
Marcadores: Diversas Formas de linguagem Fauna e flora local Água